O Globo – Horta cultivada em casa pode explorar vários espaços e alimentos

Carmen Mouro on November 1, 2018

Horta cultivada em casa pode explorar vários espaços e alimentos

Temperos e frutas plantados no jardim, na varanda ou em vasinhos na cozinha também são decorativos
 No jardim. Carmem no projeto de uma casa no Malibu Foto: Pedro Teixeira / Pedro Teixeira
No jardim. Carmem no projeto de uma casa no Malibu Foto: Pedro Teixeira / Pedro TeixeiraRIO – Flores e plantas ornamentais sempre estiveram relacionadas à decoração, mas pimenta, manjericão, tomate e laranja também podem embelezar a casa. Segundo a paisagista Carmem Mouro (2108-8131), é cada vez mais comum os projetos paisagísticos incluírem hortas caseiras.

— Sempre faço. É algo que pode ser realizado de várias maneiras, em jardins e até em cozinhas — diz Carmem, que optou por plantar alecrim, tomilho, hortelã e manjericão em vasos grandes de cerâmica para compor o jardim de uma casa no condomínio Malibu, onde foi colocada uma jabuticabeira. — A árvore foi um pedido do cliente, que gosta de ambientes bucólicos. E para acompanhar a jabuticabeira, eu sugeri um jardim de ervas.
tudo orgânico

Segundo ela, além de compor a decoração, a horta é muito interessante para quem curte alimentos naturais.

— Se a pessoa gosta de plantar e colher, ela pode pegar direto da horta para colocar na salada, por exemplo. No projeto do Malibu, é tudo orgânico — conta Carmem.

E é justamente o que costuma fazer a esteticista Elayne Ramalho, que cultiva limão, laranja, cravo e manjericão, entre muitos outros alimentos, na cobertura onde mora, no condomínio Le Parc. Ela acabou juntando o útil (na cozinha) ao agradável (na decoração). Vasos com vários temperos e frutas ficam ao lado da cozinha da área externa:

— Sempre gostei de horta e uso bastante tudo o que plantamos. Aqui bate muito sol, e isso é ótimo para o cultivo.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/horta-cultivada-em-casa-pode-explorar-varios-espacos-alimentos-13759966

0 comments
Post a comment